O 1º Campeonato Mundial de Natação foi realizado na cidade de Belgrado (antiga Iugoslavia – hoje, Servia) no período de 31 de agosto a 9 de setembro de 1973.
Antes de 1973, havia apenas uma chance de competir contra os melhores do mundo, e isso acontecia a cada quadriênio. Naquela época, os Jogos Olímpicos eram os campeonatos mundiais. Não havia competições intermediárias a nível mundial, e o treinamento era focado em um ciclo de quatro anos.
Foi sob o comando de Ostos Mora presidente da FINA, apoiado pelo americano Hall Henning, membro da FINA, que o Bureau concordou em realizar um Campeonato Mundial, e Belgrado, na Iugoslávia, foi o local escolhido.
Participaram, na ocasião, 47 países, 686 atletas, entre eles, o Brasil.
A equipe brasileira de natação em 1973 foi composta por: Lucy Maurity Burle, Jaqueline Mross, Maria Elisa Guimarães, Rosemary Ribeiro, Valeria Fernandes, Cristina Bassani, S. Mendonça, Maria Isabel Guerra, Roberto Aranha, José Luciano Namorado, Ruy Tadeu de Aquino, Paul Joaunneau, Rômulo Arantes, César Lourenço, Sergio Waissmann, Sergio Ribeiro, Eduardo Alijo, Carlos Azevedo, James Adams.
Na época o Brasil não ganhou medalhas e esteve em 3 finais: o revezamento masculino 4x100m livre, que havia ficado em 4º lugar na Olimpíada de Munique, acabou chegando em quinto (3,33,39).
Na prova de 100m livre, Ruy Tadeu de Aquino, que, em 1972, superou o recorde sul-americano da prova de Manoel dos Santos, desde 1961, foi finalista na prova e terminou na oitava posição.
E a outra final foi obtida por Rômulo Arantes nos 100m costas, superando seu o recorde sul-americano na eliminatória, terminando na sétima posição.
Jim Montgomery, dos Estados Unidos, venceu a prova dos 100m e 200m livres, um feito que não foi igualado até o romeno David Popovici em Budapeste, 2022.
Hoje, 19 edições depois, Fukuoka 2023 tem a participação de 195 países. As provas de natação vão do dia 23 a 30 de julho de 2023, com 3 vezes mais atletas que Belgrado.
P.S.: Eu estive lá, com 21 anos de idade. Era técnico do Tenis Clube Paulista. Fui com viagem patrocinada pelo clube.
#natacao #CampeonatoMundial #50anos #superacao
Texto escrito por RICARDO DE MOURA