Finalmente embarquei na traineira Ferrari rumo a praia vermelha, local onde cai com uma agua fria marcava em meu relógio Garmin 19 graus, dei umas braçadas cheguei a praia levantei braço uma sirene tocou, então alí começa a minha prova, que tanto sonhei em fazer e tinha me preparado como nunca.
Com toda essa proteção do barco de apoio, e meu treinador não parando de me ver, me alimentar, me guiar …contornei a praia vermelha e Copacabana já aparecia a minha esquerda, mais linda e majestosa do que o calçadão mundialmente famoso.
Tracei minha primeira linha de precisão da travessia que era do forte do leme ao forte de Copacabana e seguindo as instruções do meu navegador Ermel e assim consegui usar a força da corrente a meu favor.
Curiosamente ao entrar na enseada da praia de Copacabana a água do mar esquentou muito, subindo para 23 graus, esse dado começou a preocupar meu treinador Ricardo Ratto.
Ao passar pelo pela praia de Ipanema e praia do Leblon meu treinador Ricardo Ratto verificou que a temperatura da água subiu ainda, com isso ele mudou muito minha hidratação visando uma melhor absorção de líquido e nutrientes para aguentar não só a distância mas como intenso calor.
Seguindo o planejamento de que treinei pus um pace de 3km/h assim nadava com conforto e guardava energia para momentos complicados, visto que o ERMEL me disse que apos pontal poderia enfrentar minhas maiores superação na travessia e a experiência da travessia do leme ao pontal me mostrou que devo respeitar de mais a parte da reserva e da Barra da Tijuca.
Ao chegar na Barra da Tijuca fui agraciado com duas coisas: uma foi uma água fria que me dava mais conforto no nado e melhorava muito minha natação.
E a outra coisa: fui “agraciado” na Barra , a Capitania dos portos me parou! imagina eu, voando com água perfeita tudo a favor tive que parar para a embarcação traineira Ferrari ser vistoriada, isso para nadador é horrível ! mas voltei a nadar , voltei a me concentrar e continuei no meu mantra … Uma braçada perfeita me economiza energia, e é uma braçada a menos… ficando mais perto…
Ao chegar no pontal foi uma outra prova! ali sim ia me mostrar o que era os 50k o que é nadar todo litoral oceânico da cidade maravilhosa!
Ao chegar no pontal a LPSA (associação organizadora da prova) determina passar por alguns pontos até a praia de guaratiba, e; infelizmente cheguei eram 13:00h sol a pino a água terrivelmente quente, mas segui a determinação da organização, com um mar muito mexido devido a as ilhas e o relevo e ao litoral, encontrando ondas e correntes, mas deveria suportar e “meter braço”.
Desse ponto me restavam por volta 16km.
Houve um momento que peguei uma ondulação a favor mais curta de mais o tempo das vagas das ondas, mal dava para respirar e nadar, mas segui, já alertado pelo ERMEL, pois ali era um dos pontos críticos. “Meti braco”, fiz uma hidratação especial e fui nadando no por do sol. Foi muito bonito mas super desafiador, pois estava cansado, era o dia todo nadando, mas queria chegar.
Anoiteceu, a temperatura caiu muito, e me motivou mais pra eu “meter mais o braço” para me aquecer.
Ao me aproximar da praia de Guaratiba começou a ter tempestade elétrica, isso era motivo da organização para PARAR a prova, e meu treinador berrava muito para nadar mais rápido e assim eu fiz.
No grupo meu do whatsapp todos meus amigos estavam eufóricos o ERMEL passando tudo, mostrando que a tempestade elétrica não chegaria aonde estava então segui nadando.
Já vendo as luzes da praia Guaratiba a minha tão sonhada chegada…. Ouço uns berros do meu treinador PARAAAAA PARAAAA PARAAAA… parei e perguntei quando tive a informação: o BARCO QUEBROU!
Graças a Deus o presidente da LPSA estava em um barco atrás viu tudo e aplicou a regra de travessias como CAPRI – NÁPOLES que o nadador fez 95% do nado, e o nado seria certificado e assim, depois de 16h55min, nadei 54km sendo o primeiro nadador e morador de Niterói RJ e NORDESTINO a completar a travessia 50K da Travessia da Praia Vermelha à Barra de Guaratiba LPSA.
ALEXANDRE CARVALHO
Ultramaratonista: algumas ultras já feitas:
Leme ao Pontal 36km #42 (RJ)
Praia Vermelha a Guaratiba 50k (RJ)
Ilha Grande 76k #1 primeiro revezamento 3 nadadores (RJ)
10 vezes a 14bis (24km Bertioga SP)
Ilha do Mel -PR
Instagram @alexandre.carvalho_swimmer
Primeiro nadador e morador de Niterói RJ e NORDESTINO a completar a travessia 50K da Travessia da Praia Vermelha à Barra de Guaratiba da LPSA.