“Diferentes estudos já demonstraram que, ao despertar, os músculos estão 10% mais rígidos e encurtados. Isso se deve ao tempo prolongado em que o corpo fica em posições que geram tensões durante o período de sono.
O alongamento é um exercício físico capaz de aquecer e preparar a musculatura para responder a estímulos mais intensos. Com isso, há uma redução nos riscos de tensões e lesões.
Fazer alongamento matinal promove o relaxamento da musculatura e previne dores ao longo do dia. Quando nos alongamos, forçamos os músculos a esticarem suas fibras e se adaptarem a essa condição.
Além disso, a prática auxilia na redução do estresse, corrige a postura, recupera a musculatura e eleva a amplitude do movimento muscular. A seguir, veja outros importantes benefícios do alongamento:
- ativa a circulação;
- aumenta a flexibilidade corporal;
- melhora a coordenação motora;
- promove o bom humor;
- previne os desconfortos musculares;
- confere uma sensação de relaxamento;
- proporciona um bem-estar geral;
- reduz a fadiga”.
Extraido de http://blog.colchaokenkopatto.com.br
Espreguiçar, também traz benefícios parecidos com os do alongamento e ainda , ativa o cérebro para a necessidade de acordar com energia, leva o corpo a liberação de serotonina e endorfina, trazendo enorme sensação de bem-estar. Alivia dores de cabeça e dores de fibromialgia devido ao alongamento muscular proporcionado e a ativação cerebral.
Por isso, pessoal, bora incluir esses exercícios na rotina diária. Leva poucos minutos. O ideal são 3 repetições de 10 a 15 segundos de cada exercício para cada lado. Mas se você começar amanhã , com ao menos uma repetição, já estará fazendo um grande favor ao seu corpo.
Autora Lilia Godoi, treinadora corpo mente, método integração, treino físico +mental +Reiki.
Lilia também é atleta e palestrante
Instagram @liliagodoiae