Há cada vez mais, pessoas interessadas em perder peso, procurando a Natação, desde o indivíduo um pouco acima do peso, até o obeso.
Sabemos que a Natação auxilia no momento que, age com baixo impacto nas articulações, na melhora do processo cardiorrespiratórioe trabalha vários músculos ao mesmo tempo.
É uma atividade aeróbica, que utiliza oxigênio na geração de energia para o movimento dos músculos. Nesse processo, os vasos são relaxados o que facilita a circulação sanguínea e, fortalece o coração, deixando os batimentos mais estáveis.
Na perda de peso, sabemos que não existe milagres, o consumo de calorias tem que ser Menor do que o que o corpo gasta.
Então, recorremos ao esporte para ajudar nesse processo.
A Natação acaba se tornando a “queridinha”, por ser uma atividade de baixo impacto onde as pessoas conseguem suportar melhor as “dores”.
Mas para vermos resultados, precisamos de regularidade e o acompanhamento de um profissional de educação física para auxilia-lo.
É preciso lembrar que, para haver o gasto energético, o trabalho precisa ser intenso e sem pressa de resultados.
O indivíduo terá que realizar sessões de treino com grande intensidade e bem variado .
Porém, se ainda não souber nadar, será preciso primeiro aprimorar a técnica para um melhor trabalho.
A falta da técnica faz com que o indivíduo se canse mais e não consiga manter o ritmo.
Porém, só de estar dentro da água, já existirá perda calórica devido a pressão hidrostática e a temperatura.
Tanto o praticante como o iniciante, obterão os benefícios da prática da Natação.
Cada um com um trabalho diferenciado e dependendo da sua condição física.
Nadar não precisará ser visto como os quatro estilos propriamente ditos e sim, como uma ferramenta para atingirmos o objetivo que é auxiliar no emagrecimento.
Como fazemos isso?
Com um planejamento de intensidade progressiva, exercícios individualizados e sem pressa. A Natação é dita, um dos esportes mais completos e que, se praticada de forma correta, tem seus movimentos balanceados, sutis e fluidos graças a sincronia e coordenação da respiração com o movimento dos nados. Também é considerada um esporte emocionalmente e mentalmente saudável, além de ser altamente meditativa; existe algo com o som da água, a temperatura, a flutuação na piscina, que acalma as pessoas. Quando entramos na água, nosso humor é imediatamente melhorado em função da temperatura na água, deixando -o livre de cansaço e depressão.
E não é para menos: cerca de 70% do nosso corpo é composto de água, o que comprova essa forte conexão. E mais, existem fortes indicações de que a cor Azul age positivamente sobre o nosso bem estar, nos acalmando e ajudando na concentração, foco e memória.
A imersão na água aumenta o fornecimento de sangue dentro do cérebro.
Quando você mergulha, os sons externos são cortados. Você só sente a água na pele e, se concentra na respiração e nos movimentos natatórios. As coisas são simplificadas quando você está nadando, acontece a melhora do seu bem estar mental.
Nadar libera endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina os chamados “hormônios da felicidade “.
E acontece o relaxamento muscular.
Ainda que o esforco físico dentro da água, não pareça ser tão pesado quanto na musculação por exemplo, uma aula de natação pode queimar em média 500 a 600 calorias por hora.
Como a água é cerca de 800 vezes mais densa do que o ar, ela exige um esforço muscular e respiratório maior do que fora da água.
Sendo assim, o aumento do gasto calórico mais bons hábitos alimentares facilitam o processo de emagrecimento, trazendo bons resultados para quem deseja perder peso.
Então, o que poderia ser melhor do que mergulhar na imensidão azul da piscina?
A natação ajuda você a se divertir, a se exercitar, a emagrecer e, trás satisfação pra vida toda.
Texto escrito por Prof. Ana Cristina Amaral
Da Equipe de natação do São Paulo Futebol Clube (SPFC) e do grupo BRINCANTHIS