Brincar…
Será que existe um facilitador maior no processo ensino aprendizagem do que a Brincadeira?
Duvido!!!
Brincar torna tudo mais prazeroso!
Usar o lúdico como um recurso pedagógico é fundamental para o desenvolvimento emocional, intelectual e social da criança.
Estudei Piaget e Vygotsky e eles comprovaram que Brincar e brincadeiras são grandes influenciadores no processo de ensino e aprendizagem.
É, como usamos no Brincanthis: Brincar é Coisa Séria!
Favorece o desenvolvimento sensório motor, intelectual, a socialização, criatividade, imaginação, auto consciência. É terapêutico e contribui para o treinamento Moral. Melhora a atenção e a concentração, exercita a capacidade de resiliência!
Brincar é tão sério, que é reconhecido como um direito pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Tão importante que é item do BNCC(Base Nacional Curricular Comum). Que é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos na Educação Básica.
Segundo o BNCC, 6 direitos de aprendizagens e desenvolvimento devem ser assegurados, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver na Educação Infantil(até os 6 anos).
São eles: Conviver, BRINCAR, Participar, Explorar, Expressa e Conhecer-se.
Interagir e Brincar continuam sendo os focos do trabalho com as crianças e, são importantes para que elas consolidem sua aprendizagem.
É a partir da brincadeira e da interação, que as crianças nessa etapa desenvolvem habilidades, competências estruturas que serão importantes ao longo da vida.
Não há nada mais sério e eficiente para o desenvolvimento integral da criança, do que uma educação que inclui a Ludicidade. Aprender pode e deve acontecer a mesma hora do Brincar!
O Brincar ajuda a criança a passar por experiências emocionais e situações de stress com alegria e prazer. Ajuda na adaptação escolar e favorece o desenvolvimento neurológico.
Cabe então, ao professor proporcionar situações que favoreçam o amadurecimento psicomotor das crianças, através de atividades atrativas e prazerosas, de forma lúdica, contribuindo para que essas habilidades psicomotoras se desenvolvam de forma natural, facilitando a aquisição de novas aprendizagens. Além disso, há estimulação das inteligências com crescimento saudável e integral.
A criança deve então ser estimulada através de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos, a exercitar sua capacidade e potencialidade social, física, motora, cognitiva e, a fazer explorações, experimentos e descobertas.
É brincando que a criança desenvolve essas habilidades.
Então, deixem as crianças aprenderem brincando e, por que não nas aulas de Natação?!
Isso é ser Brincanthis
Ana Cristina Amaral é a autora do texto e membro da BRINCANTHIS