Férias, nessa época nossos alunos param de pensar em atividades físicas e começam a pensar somente em viagens e aventuras.
Nossas piscinas ficam um pouco “abandonadas” por isso, pensamos em algo bem divertido, desafiante e empolgante, para transformar o “abandono”, em um período de fidelização.
Como Brincanthis que somos, a professora Mônica Leal e eu, procuramos transformar as aulas dos adultos em uma Brincadeira Séria, onde eles realizaram um simulado de travessia em águas abertas.
A proposta foi bem aceita pelos alunos, inclusive de outros professores e o desafio foi o seguinte:
Tentar atravessar o Canal da Mancha utilizando a metragem nadada em aula durante o mês de julho.
A cada aula, anotamos a metragem alcançada e, no quadro ilustrativo feito pela prof. Monica, deslocamos os nadadores de acordo com o seu desempenho e, vamos mostrando a evolução do aluno, saindo a nado da Inglaterra para chegar na França.
Temos 53 corajosos desafiantes, de idades variadas, que aceitaram essa tarefa bem difícil, visto que a força das ondas e das correntezas marítimas atrapalham muito, sem falar da água extremamente fria e do ataque das águas vivas.
São aproximadamente 33km que em 2007 foram vencidos por um ex nadador do clube, Paulo Maia, 12° brasileiro a conquistar esse feito, com 13h50.
Até o dia 04/08 estaremos no estreito de Dover, esperando nossos bravos nadadores e descobriremos quem será o 1° aluno a conquistar essa ultramaratona.
É isso aí pessoal, Porque Brincar é Coisa Séria.
Ana Cristina Amaral é a autora do texto e membro da BRINCANTHIS