Final de semana de estudo das coisas que mais gosto: Natação e o Brincar.
Conforme vamos crescendo, a idéia do Brincar é vista por muitos como perda de tempo, algo desnecessário. Mas o Brincar não é algo trivial e sim, Crucial!
Estudos apontam que há várias vantagens no uso do Brincar, uma delas é a de criar um ambiente prazeroso de Aprendizado.
O Lúdico, o Brincar, torna a aprendizagem descontraída, divertida e espontânea.
A brincadeira oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo.
Aí penso na Natação…
Ao utilizar o Brincar como recurso pedagógico, aproveitamos a Motivação para tornar a Aprendizagem mais Prazerosa.
O primeiro contato do ser humano com a água é enquanto feto. Depois transforma-se em prazer e diversão seja na piscina, na praia e até na banheira. Sendo assim, experiências com água envolvem frequentemente o Brincar.
” O Nadar aparece através de brincadeiras e, o divertimento vem primeiro do que o esporte” Bobatto(2002)Apud Santos(1996)
O Brincar estimula a curiosidade, a iniciativa, a inteligência, a imaginação, a confiança. Exercita a concentração, a atenção, a intuição, leva a motivação e faz com que aprendamos “fazendo”.
Ao Brincar, a criança dá sentido a vida, diverte -se exercitado o corpo e a imaginação. Na verdade Exercita o Aprender!!
Sendo assim, o professor deve adaptar-se a criança e, promover práticas educacionais que valorizem o Brincar.
Um professor que acolhe e oferece experiências diferentes e agradáveis, torna o aprendizado da criança muito mais interessante e atraente, criando vínculos que facilitarão no momento da aula.
“O professor pode construir um ambiente que estimule a brincadeira em função dos resultados desejados. Não se tem certeza de que a criança vá agir com esse material como desejaríamos, mas aumentamos assim, as chances de que ela o faça” (Brougère,1997)
Deixo bem claro aqui, que não sou contra o domínio da técnica e tática para se alcançar níveis elevados de proficiência, a questão é que, banindo o Lúdico, o Brincar, estamos negligenciando o lado humano do processo. O ser humano tem o Lúdico na sua essência, por que não usá-lo? Com o Lúdico, nós do Brincanthis, entendemos que a Natação é muito mais do que Nadar os 4 nados com perfeição!
A Natação contribui para o desenvolvimento da Psicomotricidade, ciência tão falada hoje em dia. A psicomotricidade trabalha os processos mentais e as habilidades motoras. Natação é um estímulo motor.Brincar é uma atividade lúdica fundamental para o desenvolvimento da criança. Por que não interligá-los nas aulas de Natação Infantil?????Isso é Aprendizagem Motora com Diversão!
Mergulhar no Lúdico, tendo o meio líquido como um espaço inclusivo, é um novo olhar para nós do Brincanthis, sobre a prática pedagógica da Natação.
Uma atividade que provoca Prazer, Satisfação na prática, Liberação de sensações e Emoções positivas, representa um grande diferencial e, um fator de permanência do aluno em aula.
Pensar sobre o Brincar, sua importância para o desenvolvimento integral do ser humano é imprescindível!
O Lúdico, a Brincadeira, são os pontos primordiais para a Natação Moderna, Divertida e Assertiva.
Diante disso tudo, e considerando que a Natação é um esporte visto como importante pelos pais, mas as vezes solitário e entediante pelas crianças, Brincanthis resolveu mudar sua maneira de ensinar.
Ensinar Brincando dá muito mais Prazer, Motivação e os resultados aparecem de forma espontânea.
Pensem bem, aulas cheias de regras e repetições entediantes, afastam as crianças.
Pensando nisso, nós do Brincanthis tornamos prazerosas as tão importantes repetições na Natação e transformamos as aulas em verdadeiros “acontecimentos”
Como? Através do Lúdico!
Mas não é recreação. São aulas planejadas com começo, meio e fim. Com objetivos pré determinados e com uma ferramenta pedagógica que adoramos: o Brincar!
Não há nada mais sério e eficiente para o desenvolvimento de uma criança do que uma educação que inclua a Ludicidade. Essa orientação inclusive, está na BNCC(Base Nacional Curricular Comum) e, tem seu direito garantido na Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Segundo Oliveira(2003):
“O desenvolvimento de uma criança, é o resultado da interação do corpo com o objeto do seu meio, com as pessoas com quem convive e com o mundo, onde estabelece ligações afetivas e emocionais”
Isso quer dizer que a criança não se desenvolve emocionalmente saudável, sem brincadeiras.
E, se essas brincadeiras forem na água, melhor ainda né 😉
Ah, não se esqueça: criança que brinca aprende mais rápido e é mais Feliz .
Vamos mergulhar nessa idéia?🥰
Ana Cristina Amaral é a autora do texto e membro da BRINCANTHIS