Criança feliz, alegre a nadar…

crianca feliz alegre a nadar blog banner

Final de semana de estudo das coisas que mais gosto: Natação e o Brincar.
Conforme vamos crescendo, a idéia do Brincar é vista por muitos como perda de tempo, algo desnecessário. Mas o Brincar não é algo trivial e sim, Crucial!
Estudos apontam que há várias vantagens no uso do Brincar, uma delas é a de criar um ambiente prazeroso de Aprendizado.
O Lúdico, o Brincar, torna a aprendizagem descontraída, divertida e espontânea.
A brincadeira oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo.
Aí penso na Natação…
Ao utilizar o Brincar como recurso pedagógico, aproveitamos a Motivação para tornar a Aprendizagem mais Prazerosa.
O primeiro contato do ser humano com a água é enquanto feto. Depois transforma-se em prazer e diversão seja na piscina, na praia e até na banheira. Sendo assim, experiências com água envolvem frequentemente o Brincar.
” O Nadar aparece através de brincadeiras e, o divertimento vem primeiro do que o esporte” Bobatto(2002)Apud Santos(1996)
O Brincar estimula a curiosidade, a iniciativa, a inteligência, a imaginação, a confiança. Exercita a concentração, a atenção, a intuição, leva a motivação e faz com que aprendamos “fazendo”.
Ao Brincar, a criança dá sentido a vida, diverte -se exercitado o corpo e a imaginação. Na verdade Exercita o Aprender!!

Sendo assim, o professor deve adaptar-se a criança e, promover práticas educacionais que valorizem o Brincar.
Um professor que acolhe e oferece experiências diferentes e agradáveis, torna o aprendizado da criança muito mais interessante e atraente, criando vínculos que facilitarão no momento da aula.
“O professor pode construir um ambiente que estimule a brincadeira em função dos resultados desejados. Não se tem certeza de que a criança vá agir com esse material como desejaríamos, mas aumentamos assim, as chances de que ela o faça” (Brougère,1997)
Deixo bem claro aqui, que não sou contra o domínio da técnica e tática para se alcançar níveis elevados de proficiência, a questão é que, banindo o Lúdico, o Brincar, estamos negligenciando o lado humano do processo. O ser humano tem o Lúdico na sua essência, por que não usá-lo? Com o Lúdico, nós do Brincanthis, entendemos que a Natação é muito mais do que Nadar os 4 nados com perfeição!
A Natação contribui para o desenvolvimento da Psicomotricidade, ciência tão falada hoje em dia. A psicomotricidade trabalha os processos mentais e as habilidades motoras. Natação é um estímulo motor.Brincar é uma atividade lúdica fundamental para o desenvolvimento da criança. Por que não interligá-los nas aulas de Natação Infantil?????Isso é Aprendizagem Motora com Diversão!

Mergulhar no Lúdico, tendo o meio líquido como um espaço inclusivo, é um novo olhar para nós do Brincanthis, sobre a prática pedagógica da Natação.
Uma atividade que provoca Prazer, Satisfação na prática, Liberação de sensações e Emoções positivas, representa um grande diferencial e, um fator de permanência do aluno em aula.
Pensar sobre o Brincar, sua importância para o desenvolvimento integral do ser humano é imprescindível!
O Lúdico, a Brincadeira, são os pontos primordiais para a Natação Moderna, Divertida e Assertiva.

Diante disso tudo, e considerando que a Natação é um esporte visto como importante pelos pais, mas as vezes solitário e entediante pelas crianças, Brincanthis resolveu mudar sua maneira de ensinar.
Ensinar Brincando dá muito mais Prazer, Motivação e os resultados aparecem de forma espontânea.
Pensem bem, aulas cheias de regras e repetições entediantes, afastam as crianças.
Pensando nisso, nós do Brincanthis tornamos prazerosas as tão importantes repetições na Natação e transformamos as aulas em verdadeiros “acontecimentos”
Como? Através do Lúdico!
Mas não é recreação. São aulas planejadas com começo, meio e fim. Com objetivos pré determinados e com uma ferramenta pedagógica que adoramos: o Brincar!
Não há nada mais sério e eficiente para o desenvolvimento de uma criança do que uma educação que inclua a Ludicidade. Essa orientação inclusive, está na BNCC(Base Nacional Curricular Comum) e, tem seu direito garantido na Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Segundo Oliveira(2003):
“O desenvolvimento de uma criança, é o resultado da interação do corpo com o objeto do seu meio, com as pessoas com quem convive e com o mundo, onde estabelece ligações afetivas e emocionais”
Isso quer dizer que a criança não se desenvolve emocionalmente saudável, sem brincadeiras.
E, se essas brincadeiras forem na água, melhor ainda né 😉
Ah, não se esqueça: criança que brinca aprende mais rápido e é mais Feliz .
Vamos mergulhar nessa idéia?🥰

Ana Cristina Amaral é a autora do texto e membro da BRINCANTHIS

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.