Acredito que aqueles que possuem treinadores tem seu treinamento planejado. Respeitando uma periodização, o praticante muito provavelmente irá variar as cargas e estímulos, de forma a desenvolver suas deficiências e potencialidades.
Todo treinamento deve ser pensado, planejado e periodizado por um longo período de tempo (Forteza, 2006). É também necessário haver um processo pedagógico, pois existem adaptações e individualidades que devem ser respeitadas, eu costumo usar o sócio construtivismo.
É preciso compreender-se para aperfeiçoar o rendimento, isso passa pela rotina, agenda e entendimento do organismo e suas deficiências, para que se possa compreender o que deve ser feito, pois cada detalhe em seu treinamento pode lhe ajudar a otimizar o seu desempenho.
Pensando de forma geral e básica, irei listar alguns erros comuns em corredores:
Falta de controle, não seguir uma periodização e processo pedagógico, aumentando muito suas chances de lesões e mantendo-se estagnado em seu desenvolvimento ou até mesmo regredindo. Esse erro geralmente também leva a monotonia, pois além da magnitude da carga, segundos estudos, a monotonia das cargas entre dias consecutivos parece influenciar as respostas adaptativas. A baixa variabilidade pode levar a adaptações negativas, potencializando a chance de “overtraining”. Para isso, é importante realizar sessões de exercícios com variações seguindo uma periodização, bem como alternância de locais de treinos com diferentes tipos de terrenos.
Sono inadequado. O sono é de fundamental importância para os seres humanos e atletas profissionais costumam dormir de 9 a 10 horas por noite, estudos apontam para uma melhor recuperação do organismo com a prática do “power-nap”, que consiste em uma soneca de no mínimo 20 minutos e no máximo 30 minutos após uma sessão de treinamento ou no meio do dia.
Alimentação. Displicência no controle do gasto calórico, na ingestão de macro e micro nutrientes e hidratação, erro comum entre atletas amadores.
É muito importante construir hábitos saudáveis, com uma boa higiene do sono, alimentação e hidratação adequada, treinamento periodizado e individualizado, para que o exercício se torne para ganhar e não para perder saúde. Triabraxxx e bons treinos!!!
Texto escrito por ANDERSON BASSI