Eu Aprendo e Armazeno Minhas Experiências nos Meus Amigos

As fotos dos atletas utilizadas neste mosaico foram cedidas pelos autores para Alessandra Dias quando a mesma interagiu com eles em eventos no @segueaale

O ELOGIO E A CURIOSIDADE POR ENTENDER MAIS…

 “Trabalho lindo e significativo… você está aprofundando o conceito de conectivismo… indo além do tecnológico e explorando as conexões entre campos, ideias, práticas e superações…”

Recebi este elogio de uma grande amiga e da minha primeira gestora no campo profissional, Beatriz Belfort há uns 02 meses atrás, sobre o que tenho desenvolvido no SegueAale, fiquei imensamente feliz (lógico rss), e fui atrás para entender o que era aquela palavra que parecia ser lógica e remetia a conexão…o tal do “conectivismo”, na época dei uma pesquisada, fiquei “pensando” comigo e tendo algumas ideias…pois queria escrever mais sobre o assunto e trazer pra mim mesma os exemplos do que aquilo significava.

Nesta semana que passou, no dia 5 de novembro, completei exatos 06 meses de “SegueAale”, e, decidi compartilhar com vocês o porquê é realmente tão verdadeiro a aplicação do conceito de “conectivismo” dentro da minha proposta no SegueAale, do Movimento Esporte Conecta.

O CONCEITO*…

Mas antes vamos entender o que é o CONECTIVISMO, termo cunhado em 2004 por George Siemens e Stephen Downes para explicar como a entrada da tecnologia têm afetado as formas de aprendizagem.

As teorias tradicionais de aprendizagem: behaviorismo, o cognitivismo e o construtivismo, desenvolvidas em uma época onde a aprendizagem não era afetada pela tecnologia, trabalham com a crença que o conhecimento é atingível (se já não for inato) por meio do raciocínio ou da experiência, têm como princípio que a aprendizagem ocorre dentro de uma pessoa, e que o processo de aprendizagem é focado em si mesmo, não com o valor do que está sendo aprendido.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Figura retirada https://youtu.be/SvhY70C6Drk (Connectivism – A Learning theory por Zolzaya Shagdar 02/07/2020)

O conectivismo surge como uma teoria alternativa, explica que o processo de aprendizagem de um indivíduo acontece por meio das interações entre as pessoas, das conexões em rede, do conhecimento que outros possuem, adquiridos por diversos meios, seja mídias, livros, banco de dados, contatos físicos ou eletrônicos…e que o processo de aprendizagem deixa de ser uma atividade interna e individual, onde a habilidade para aprender é mais importante do que o conhecimento já existente, e, onde o “aprender” é um processo contínuo com novas informações continuamente sendo adquiridas, onde o que eu não posso aprender por mim mesmo, EXPERIMENTO, através da experiência de outros, como declara Karen Stephenson:

“A experiência por muito tempo foi considerada o melhor professor do conhecimento. Como eu não posso mais experimentar tudo, as experiências de outras pessoas, e portanto outras pessoas, tornam-se o substituto do conhecimento. ‘ARMAZENO MEU CONHECIMENTO NOS MEUS AMIGOS’ é um axioma para reunir conhecimento reunindo pessoas.”

*(fonte: http://humana.social/conectivismo-una-teoria-da-aprendizagem-para-a-era-digital/)

LIGANDO OS PONTOS…

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Figura retirada https://youtu.be/SvhY70C6Drk (Connectivism – A Learning theory por Zolzaya Shagdar 02/07/2020)

O CONCEITO e a PRÁTICA!

Nestes 6 meses de SegueAale, mais de 100 pessoas já passaram “por mim”, seja em lives, histórias divulgadas, depoimentos compartilhados….

“Experimentei” diversos esportes, várias aventuras, nadei por distâncias nunca antes imaginada…voei de asa delta…fiz triathlon, bikefit, ironman, nadei no Canal da Mancha, do Leme ao Pontal, fui pro ultraman no Havaí, no Alaska…andei no slackline em Portugal…corri ultramaratonas…surfei ondas gigantes…peguei “jacaré…surfei de bodyboard…pratiquei jiu-jitsu…fisioculturismo…yoga…andei de skate…remei em canoa polinésia, filosofei sobre esportes, qualidade de vida…aprendi sobre esportes e alto rendimento…nadei em águas congelantes…mergulhei com águas vivas…nadei no rio Negro…aprendi sobre fisioterapia, psicologia do esporte, ética nos esportes, psicoterapia, felicidade, nutrição, longevidade, autoconhecimento, neuromitologia, psicologia positiva, fotografia, olimpíadas, novos esportes…

Portanto, realmente venho aprendendo através dos outros, da experiência dos meus amigos, da rede social que o SegueAale tornou-se, onde as pessoas, grupos que me acompanham se conectaram para criar um “todo integrado”, onde a aprendizagem se dá pela diversidade de opiniões, pelas fontes especializadas, pela conexão dos diversos “nós” desta rede social, e desta forma enxergo conexões entre áreas diversas do esporte, ideias, conceitos, onde “alimento”e mantenho as conexões para facilitar a aprendizagem contínua.

E, desta forma, trouxe para mim e para vocês que me acompanham, os princípios desta “nova” teoria de aprendizagem: O CONECTIVISMO!

Na foto do post creio ter lembrado de cada um daqueles que contribuíram com esta trajetória…GRATIDÃO ! E…que venham mais “nós” para aumentar e fortalecer esta conexão!

Portanto, pra mim, estas 02 afirmações que representam o conectivismo, são totalmente reais e aplicadas diariamente no SegueAale!

“a habilidade para aprender é mais importante do que o conhecimento já existente”

“ARMAZENO MEU CONHECIMENTO NOS MEUS AMIGOS”

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Figura retirada https://youtu.be/SvhY70C6Drk (Connectivism – A Learning theory por Zolzaya Shagdar 02/07/2020)Área

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.