Onde se encontram os talentos para a nova geração da natação brasileira?
Em um país com dimensões continentais, clima favorável, segundo país com maior volume de água no mundo, 8.000 km de litoral, miscigenação de raças e sétimo país em população, teoricamente, os talentos estão por toda a extensão do Brasil.
Terminado o Campeonato Brasileiro Infantil de Natação, podem ser observados alguns pontos sobre a natação de base no Brasil:
1- Dos 112 clubes participantes, 86 conseguiram marcar pontos (76,8%).
2- Das 10 primeiras equipes classificadas, 6 são do Estado de São Paulo, 2 do Estado do Rio de Janeiro, 1 do Estado do Rio Grande do Sul e 1 do Estado de Minas Gerais.
3- Separados pela eficiência regional, os pontos conquistados pelas equipes ficaram assim divididos: 1- Região Sudeste – 74%; 2- Região Sul (14%); 3- Região Nordeste (8%); 4- Região centro-Oeste (3,5%) e 5- Região Norte (0,5%).
4- As equipes do Estado de São Paulo foram responsáveis por 44,14% dos pontos conquistados por todas as equipes do Campeonato.
5- O SESI-SP, foi o campeão com 1696,50 pontos (11,7%); o Flamengo (RJ) foi o segundo com 1298 pontos (8,9%) e o Minas T.C. (MG), o terceiro com 985 pontos (6,8%).
De acordo com a CBDA, os Campeonato s Brasileiros, quando realizados em Estados com expressão técnica menor, com altos custos para quem mais investe no esporte, visa incentivar a natação local.
Em 2022, o Campeonato Brasileiro de Infantil foi realizado em Belém (PA). Este ano, 2023, teve como sede Recife (PE). Ou seja, região N e NE.
Seis estados não apresentaram nenhum atleta ou instituição no Campeonato Brasileiro de Infantil 2023: Acre, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins – 4 Estados da Região Norte e 2 da Região Nordeste.
A natação tem federações estaduais, clubes e atletas registrados em todos os estados da Federação.
A falta de participação não tem sentido.
Segundo o Observatório da Criança e do Adolescente, considerando-se a proporção regional, a Região Norte é aquela que apresenta a maior concentração de crianças e adolescentes em relação à sua população, superando 41,6% de seus residentes.
Crianças sem natação. Natação sem direção.
#natacao #competicao #participacao #criancas #gestao
Texto escrito por RICARDO DE MOURA