A natação, que até pouco tempo era capaz de obter um ou dois resultados por ano, está aprendendo com a experiência de outros esportes que os nadadores são capazes de alcançar um desempenho excepcional com maior frequência.
A maioria dos técnicos e programas compreende que o comprometimento não é medido apenas pelo volume, mas sim pela dedicação ao processo, por meio de treinamento, recuperação, gerenciamento de estresse, evolução técnica, estratégia, tática, cuidados pessoais e equilíbrio.
Ao diminuir o volume geral, aumentar a intensidade e a especificidade das sessões de treino, os atletas podem evitar o overtraining e, ao mesmo tempo, aumentar o potencial de desempenho.
Um treinamento de alta velocidade mais consistente nas rotinas de treinamento auxilia no aprimoramento de competências e condicionamento específicos para a prova, além de permitir que os nadadores permaneçam em níveis máximos durante todo o ano.
A natação deixou o overtraining, diminuiu o volume e se tornou mais específica nos ciclos semanais de treinamento.
Os atletas possuem um desempenho adequado para alcançar êxito, portanto, se precisarem acelerar para alcançar a final ou melhorar seu tempo, eles encontram uma solução – especialmente os atletas de elite.
Os nadadores acreditam que podem ter resultados diferentes e, por isso, mentalmente, são capazes de manter um foco que os permita inovar em diferentes momentos da temporada.
A filosofia mudou depois da COVID, quando as competições se tornaram prioridade, sem a certeza de que haveria outra competição e com um número menor de provas.
O problema é que o volume pode estar muito baixo e, de certa forma, influencia com o excesso de “rápido”, mas “rápido”, apesar de ser excitante e desafiador. Ainda se busca pela combinação ideal.
Na realidade, a forma de pensar sobre a rotina de treinos mudou.
Técnicos e nadadores perceberam que pode haver bons resultados ao longo do ano sem prejudicar a principal competição, então começaram a planejar o treinamento de acordo – e os recursos melhoraram… como melhor conhecimento, calendário mais atraente, competições com prêmios em dinheiro e diferentes opções de métodos de recuperação.
No entanto, não há uma fórmula definitiva para alcançar êxito.
#natacao #Mudancas #paradigmas #inovacao
Texto escrito por RICARDO DE MOURA