Em setembro de 2023, a US Swimming selecionou 94 nadadores para formarem a Seleção Nacional dos EUA para 2023-2024, que inclui 94 atletas.
Os atletas se classificaram para a equipe deste ano por estarem entre os seis nadadores mais rápidos em cada evento olímpico individual de 1º de janeiro de 2023 a 9 de setembro de 2023.
O elenco é jovem, com idade média de 21,7 anos, composto por 27 estreantes fazendo sua primeira convocação para a Seleção Nacional. A lista é liderada por Kate Douglass, que se classificou em seis provas. Katie Ledecky e Regan Smith que se classificaram cada uma em quatro provas.
A Seleção Nacional dos EUA de 2023-24 inclui representantes de 45 clubes de natação dos EUA e 22 estados. Estão incluídos seis atuais recordistas mundiais e 12 recordistas americanos.
Os benefícios de ser membro da Seleção Nacional incluem acesso ao Seguro de Saúde para Atletas de Elite, financiamento de Apoio Direto ao Atleta (para os 28 melhores atletas masculinos e femininos classificados), assistência em viagens para competições nacionais e acesso ao Centro de Treinamento Olímpico.
Na equipe americana da Natação para os Jogos Pan-americanos, estão convocados 3 mulheres e 10 homens que fazem parte da Seleção Nacional dos EUA de 2023-24.
O atleta de elite no Brasil recebe incentivos através do Governo Federal -Bolsa Atleta (Bolsa Pódio), projetos incentivados estaduais e municipais, apoio do COB, CBC, clubes e patrocinadores individuais.
É preciso ressaltar que esse apoio também deve ser estendido à base, às milhares de crianças que sonham em se tornar atletas de elite. O esporte pode transformar suas vidas.
#esporte #natacao #apoio #selecao #trabalho
Texto escrito por RICARDO DE MOURA