A conceituada revista National Geographic considerou-a natação a melhor forma de exercício. É um esporte que abrange várias idades e culturas e é praticada no mundo todo.
“Impulsionar a massa corporal através da água ativa vários sistemas em todo o corpo e torna a natureza do esporte de baixo impacto e altos resultados incomparável”, afirma o artigo.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, a natação é a quarta atividade recreativa mais popular do país.
“A natação proporciona uma série de benefícios específicos, como melhoria da aptidão cardiovascular e respiratória, melhoria da força e resistência muscular, melhoria da massa corporal magra, menor risco de lesões traumáticas, como as que ocorrem durante atividades de alto impacto, e melhoria da saúde mental e do bem-estar, ” Mitch Lomax , pneumologista e fisiologista do exercício da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, disse à National Geographic.
De acordo com o relatório:
Estudos mostram que a natação também aumenta a amplitude de movimento, reduz a dor nas articulações, aumenta a flexibilidade, melhora a postura e retarda o processo de envelhecimento. Também foi demonstrado que ajuda pessoas com esclerose múltipla e artrite, e é bom para controlar a glicose no sangue.
Uma análise de saúde pública descobriu que uma pessoa de 70 quilos queima 281 calorias por hora nadando em ritmo moderado, mas pode queimar até 704 calorias por hora nadando em um ritmo mais forte. O nado borboleta pode queimar até 774 calorias por hora.
Estudos mostram que mover-se na água aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e causa a liberação dos hormônios serotonina e dopamina.
Texto escrito por RICARDO DE MOURA