O termo “elefante na sala” se trata de uma metáfora para se referir a um grande problema, que incomoda muito. Como ter um “elefante na sala”…
Beatriz Dizotti, 23 anos, foi a única nadadora brasileira a estar entre as 10 primeiras do Ranking Mundial de Natação de 2023 (1500m nado livre – 16,01,95).
Acho que não é preciso explicar a complexidade e dificuldade de estar entre os 10 primeiros do mundo em qualquer atividade.
Poucos sabem, mas, em dezembro de 2023, Bia encontrou um “elefante na sala”…
Antes do início do ano olímpico, ela teve uma emergência de saúde que a afastou dos treinamentos por 20 dias. Voltou, como é lógico, de forma moderada.
Em nenhum momento ela deixou o ”elefante” crescer: como sempre, trabalhou, focou, se dedicou, não faltou a nenhuma sessão programada. Como sempre…
Foi ao treinamento em altitude (na altitude os problemas físicos são potencializados). Ela seguiu firme.
Participou do Mundial de Doha. Os resultados foram aqueles que a lógica permitia. Não conseguiu ter o mesmo protagonismo de 2023. Lógico.
Competir não é fácil. Ainda mais, sem estar em plenas condições.
O tempo passou e o “elefante” está deixando a sala.
Bia, em nenhum momento se vitimou, em nenhum momento veio a público para arrumar uma desculpa ou culpar alguém ou algum fato, em nenhum momento deixou de perseguir seus objetivos.
Trabalhou em silencio para tirar o “elefante da sala”…
Reconheceu e identificou a situação, avaliou o ambiente para seguir trabalhando, dividiu o problema com as pessoas que ela mais confiava, manteve a calma e o profissionalismo e procura trabalhar em conjunto para encontrar as melhores soluções e monitorar as ações programadas.
Fez o que se espera de uma atleta entre as melhores do mundo. Bia está aprendendo a controlar seus pensamentos, emoções e experiências fisiológicas internas (cansaço, dores musculares, etc.).
Beatriz Dizotti, um dia o esporte passa. Ficam as experiências e o aprendizado. Você vai sair muito mais forte. Como atleta e ser humano.
Com o apoio da sua família, do seu técnico Prof. Fernando Possenti, da instituição que representa (UNISANTA), dos amigos e de todo o Brasil.
Força!
#Natacao #superacao #forcamental #apoio
Texto escrito por RICARDO DE MOURA