Os primeiros Jogos Paralímpicos, realizados em 1960 em Roma foram, principalmente, para atletas em cadeiras de rodas. Hoje, participam pessoas com uma ampla variedade de deficiências físicas.
Embora muitos considerem os atletas que competem nas Paraolimpíadas uma “inspiração” por causa de sua deficiência, esse não é o único objetivo. Se eles inspiram, isso é secundário e apenas devido ao seu desempenho e determinação esportiva inabalável.
Os Jogos Paraolímpicos são principalmente uma oportunidade para os melhores atletas com deficiência do mundo competirem ao lado de seus pares e mostrarem suas habilidades em uma plataforma internacional.
É um lembrete de que as pessoas com deficiência têm o direito de participar de esportes adaptativos e atividades recreativas em todos os níveis, competitivos ou não.
O campeonato Mundial de Natação Paralímpica aconteceu em Manchester (ING), no período de 31/7 a 06/08/2023. Participaram 549 atletas de 70 países.
As conquistas da delegação brasileira demonstram o respeito que o país tem no desenvolvimento, acolhimento e apoio ao esporte paralímpico.
O Brasil ficou em 4º lugar o quadro de medalhas com 46 medalhas (14 de ouro, 14 de prata e 10 de bronze).
A atleta que conquistou o maior número de medalhas foi a nadadora brasileira Carolina Gomes Santiago com 5 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.
Nossas saudações ao Prof Leonardo Tomasello Araujo e equipe de profissionais e apoiadores, atletas e ao Comitê Paralimpico Brasileiro.
#natacaoparalimpica #CampeonatoMundial
#talento#superacao
Texto escrito por RICARDO DE MOURA