Uma das nossas funções como professores Brincanthis, também é levar informações sobre as Infâncias.
Parece automático para nós professores, quando relacionamos a música a um movimento , estamos ajudando a criança a trabalhar o movimento corporal, assim como a noção de ritmo.
Mas os pais e outros profissionais talvez ainda não tenham percebido isso.
Já sabemos que a música pode ser usada como uma interessante ferramenta de aprendizagem, sendo uma importante fonte de aperfeiçoamento sensorial, cognitivo, motor e favorecendo a saúde emocional.
Em conjunto com as atividades aquáticas, pode potencializar o desenvolvimento das crianças, aumentando sua atenção e as mantendo mais ativas.
Pensando bem, a música entra em nossas vidas ainda no útero materno. Quem nunca estimulou os bebês cantando alguma música enquanto imagina a sua reação ?
O livro O atleta e a música, trata sobre os benefícios que a música traz para treinamentos de curta e longa duração como a motivação, além de diminuir o stress.
Alguns professores de cursinho, utilizam “paródias” em suas aulas, para ajudarem na fixação dos conteúdos. Eles afirmam que os alunos memorizam toda a matéria e acompanham as aulas de forma participativa.
Durante as aulas de natação, a música pode ser utilizada ludicamente, para que as crianças se mantenham mais atentas, o que contribui para resultados mais eficazes em diferentes aspectos do desenvolvimento e aprendizagem .
Se uma criança é estimulada com música antes dos 6 anos, desenvolvemos a área frontal do cérebro, de forma a ter um melhor raciocínio lógico e abstrato, além de auxiliar a socialização e estimular a coordenação motora, tão necessária no ensino do Nadar!
Pesquisas nessa área mostram que se ouvirmos músicas,desregulamos genes associados à neurodegeneração remetendo a música a função neuroprotetiva.
Estudos científicos comprovam,que a música, quando usada na infância, ajuda no desenvolvimento escolar ao diminuir o déficit de atenção,além de estimular regiões do cérebro que auxiliam no aprendizado de matérias escolares.
Ouvir música, faz aumentar atividades dos genes envolvidos na secreção e transporte de dopaminas, função sináptica,aprendizado e memória.
Então, apartir de agora, não estranhe se ouvirem o professor de seus filhos cantando durante a aula de natação.
Com certeza, estão trabalhando algum fundamento de maneira prazerosa, alegre,divertida, mas com resultados cientificamente comprovados.
Isso é ser Brincanthis.
Ana Cristina Amaral é a autora do texto e membro da BRINCANTHIS