“Dia 08 de março comemorou-se o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, e, este, é um de uma série de artigos que Ricardo de Moura trará pra gente, aqui no “Histórias de Conexão”, o #blogdomovimentoesporteconecta ! ” ( Ale Dias)
Existem muitas mulheres que marcaram a história do esporte brasileiro, tornando difícil escolher apenas um nome como o maior. No entanto, alguns nomes se destacam em diferentes modalidades e épocas:
1. Maria Lenk – pioneira da natação brasileira e primeira mulher sul-americana a competir nas Olimpíadas, em 1932. Em 1939 quebrou dois recordes mundiais individuais. Em 1988 entrou para o International Swimming Hall of Fame.
2. Ana Marcela Cunha – a maior maratonista aquática da história do esporte no mundo.
3. Maria Esther Bueno – Maior nome do tênis brasileiro (incluindo homens e mulheres), eleita a melhor tenista do século XX da América Latina e 19 torneios Grand Slam.
4. Etiene Medeiros – A primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro em um Campeonato Mundial de Natação e em Jogos Pan-americanos.
5. Marta Vieira da Silva – considerada a maior jogadora de futebol feminino de todos os tempos, Marta é seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo pela FIFA e já ganhou duas medalhas de prata olímpicas.

6. Aída dos Santos – foi a única mulher da nossa delegação nos Jogos de Tóquio 1964. A atleta conquistou o inédito quarto lugar no salto em altura, ainda que tenha ido sem uniforme, tênis ou técnico.
7. Hortência Marcari – jogadora de basquete que marcou época na década de 90, sendo eleita a melhor jogadora do mundo em 1994 e medalhista de prata olímpica em Atlanta 1996.
8. Maureen Maggi – primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro olímpica em provas individuais. Salto à distância (Pequim, 2008)
9. Rafaela Silva – A judoca Rafaela Silva nas Olimpíadas Rio 2016, se tornou a primeira atleta na história do judô brasileiro a ter o título de campeã mundial e olímpica.
10. Rayssa Leal – A brasileira mais jovem da história das Olimpíadas 2020. Conquistou a medalha de prata no skate street entrando para a história como a atleta mais nova a subir num pódio defendendo o Brasil.
Outros nomes de destaque: Amanda Nunes (MMA), Daiene dos Santos (ginástica), Jaqueline Silva e Sandra (vôlei de praia), Mayra Gabeira (suf de ondas gigantes), e muitas mais….
Essas mulheres são apenas alguns exemplos do talento feminino no esporte brasileiro. Cada uma delas fez história e contribuiu para o desenvolvimento de suas respectivas modalidades, deixando um legado duradouro.
Texto escrito por RICARDO DE MOURA
Ouça o texto no Podcast GOTAS DE ENERGIA – MOVIMENTO ESPORTE CONECTA