Você sabia, que a música é uma das primeiras “professoras” da crianças? Pois é, a criança canta antes de falar!
Através da música, a criança compreende a linguagem falada quando vivência a situação e conceitos como: rápido, devagar, grande, pequeno etc
Sendo assim, a música pode ser usada como uma interessante ferramenta de aprendizagem na Natação Infantil, sendo uma importante fonte de aperfeiçoamento sensorial, cognitivo, motor, além de favorecer nossa saúde emocional. Em conjunto com as atividades aquáticas, pode potencializar o desenvolvimento da criança, aumentando a sua atenção e, as mantendo ativas.
A música entra na vida das crianças muito antes delas nascerem, são estímulos enviados pelas mães através de suas canções.
O livro, O atleta e a música, cita que a música traz benefícios em treinamentos de curta e longa duração como motivação, além de diminuir o stress.
Durante a aula de Natação Infantil, pode ser usada Lúdicamente, para que as crianças se mantenham mais atentas, o que contribui para resultados mais eficazes em diferentes, aspectos do desenvolvimento e aprendizagem.
Se a criança é estimulada com música antes dos 6 anos, desenvolve a área frontal do cérebro de forma a ter melhor raciocínio lógico e abstrato, além de auxiliar a socialização e, estimular a coordenação motora, tão necessária no ensino do Nadar.
Parece automático, para nós professores quando relacionamos a música a um movimento, estamos ajudando a criança a trabalhar o movimento corporal assim como, a noção de ritmo. Mas os pais e outros profissionais talvez ainda não tenham percebido isso.
Nossa função como professores Brincanthis, também é transmitirmos o benefícios da música e, por quê a utilizamos em nossas aulas de Natação Infantil.
Brincanthis Brincantes no Mundo Lúdico das Cores , nunca foi só Natação 🤩
Ana Cristina Amaral é a autora do texto e membro da BRINCANTHIS