A vida de um campeão na natação segue algumas regras básicas: treino, dedicação, alimentação, foco, disciplina, apoio, bons hábitos, autoconfiança, saber ganhar e saber perder, boas orientações, bom técnico, bom ambiente de treino, recursos financeiros, sonhos e muita dedicação.
Em qualquer lugar do mundo.
A sorte é um fator, mas a força de vontade é fundamental!
Existem algumas observações importantes. As pessoas não crescem da mesma forma, nem são exatamente iguais. Umas têm mais facilidade que outras, os resultados aparecem mais rápido para alguns, sofrem menos, têm menos lesões, mas isso não é desculpa para não tentar.
É fato que alguns atletas sofrem lesões com mais facilidade e outras têm uma fisiologia privilegiada, podem transferir o oxigênio do sangue em taxas mais rápidas. São coisas que não se pode controlar.
Vencer não necessariamente faz do nadador um campeão.
Os campeões tendem a ser modelos dentro e fora da piscina. Apoiam seus companheiros de equipe, respeitam seus treinadores e adversários e trazem respeito ao esporte. São as crianças que cumprimentam seus adversários no final das provas, que acabaram de vencê-los e estão transmitindo alegria e prazer seu pela natação para a próxima geração. Eles inspiram os outros a se tornarem grandes pessoas e grandes atletas.
Grandes nadadores estão surgindo a todo momento em todos os lugares. Não quer dizer que serão campeões para sempre, nem que sua trajetória tem a certeza do pleno sucesso. São muitas variáveis a acompanhar sua carreira.
Dentre os nomes de destaque no Campeonato Junior de Natação dos USA (abaixo de 18 anos), surgiu um garoto de 14 anos, que venceu as provas de 800 m e 1500 m nado livre: Luka Mijatovic. Ele foi o primeiro nadador de 14 anos a baixar os 8 minutos nos 800 m nado livre na idade de 13-14 anos e também quebrou o recorde, dessa faixa etária, dos 200 m livre (1,50,40); 400 m nado livre (3,52,01); 1500 m nado livre (15,27,38) e 800 m nado livre (7,59,46).
Foram seus primeiros títulos de Campeão Americano Junior.
Luka é o nadador mais novo (único com 14 anos) a figurar entre os primeiros 200, no Ranking Mundial de 2023 – 90º nos 800 m e 129º nos 1500 m nado livre.
Uma vida pela frente. Com obstáculos, variáveis e muito trabalho!
#natacao #renovacao #campeao #dedicacao #Campeonatojunior
Texto escrito por RICARDO DE MOURA