O transplante de órgãos representa uma sobrevida para pacientes que sofrem com limitações. Geralmente, todo paciente transplantado almeja retomar suas atividades após passar por um período de sofrimento físico e psicológico e o exercício físico tem se mostrado um forte aliado nessa retomada. Vários benefícios são observados com a prática de atividade física: prevenção de osteoporose, prevenção de diabetes e hipertensão, ganho de massa muscular, melhora na qualidade do sono e humor, minimização de efeitos colaterais de imunossupressores. Embora não haja um consenso quanto a protocolos de exercícios para transplantados, as vantagens proporcionadas pela prática dos mesmos são observadas de forma que os exercícios devem ser estimulados após liberação da equipe médica e com acompanhamento de um profissional de educação física. Nas últimas décadas, tem-se assistido a uma transformação sem precedentes no padrão de vida das sociedades humanas. A mecanização, os avanços tecnológicos e fatores somados ao receio de que o transplantado tem de exercitar-se, faz com que o sedentarismo seja um item complicador na manutenção da saúde e qualidade de vida dos transplantados.
0bjetivo: O estudo tem como objetivo determinar o impacto do programa de exercícios “se mexe tx” na qualidade de vida dos transplantados.
Método:Para tanto o método utilizado foi o de aplicação de um questionário ( google docs) abordando questões dessa área. O questionário consta de quatro seções : questões de apresentação pessoal,aspectos que melhoraram após ingressar no programa com escores de 0 a 5,questões para definir itens como exercício, transplante, disposição,cuidado, equilíbrio, qualidade de vida e por último, deixar um comentário caso quisesse.
O questionário foi enviado para o grupo de comunicação virtual para que pudesse ser respondido.
Resultados:Os resultados foram obtidos atráves da análise dos dados coletados demonstrados pela própria plataforma google docs através de gráficos demonstrando os percentuais alcançados nas respostas relativas às questões abordadas permitindo uma visualização dos diferentes escores atribuídos a cada questão.
Conclusão: concluiu-se que o referido programa de exercícios apresentou impactos positivos em vários aspectos da qualidade de vida, como ganho de força, autoestima, melhoras em parâmetros dos exames médicos, etc
Texto escrito por Liège Gautério
Profissional de Educação Física
CREF 017513G-RS
Atleta transplantada de pulmão