Eis um assunto delicado.
Com o passar do tempo, outras atividades vão se tornando prioridades, assim como outros esportes da moda, despertam interesse.
Especificamente falando da Natação, acredito que existe um ponto a mais: a influência dos pais ou responsáveis.
Sim, todos nós acreditamos que a natação é imprescindível.Traz vários benefícios para o indivíduo e, é algo extremamente prazeroso, mas precisamos lembrar de perguntar para a criança se, realmente ela gosta de nadar !
”Gostar” é mais importante do que ”precisar fazer”.
Nesses meus anos de Natação, recebi várias crianças apaixonadas pela natação, mas também me deparei com algumas com verdadeiro pavor, daquele “retângulo fundo cheio de água”.
Os pais querem que seus filhos aprendam a nadar, por sua importância para saúde e para sua segurança. Mas raramente perguntam se a criança “quer” nadar. E, fazer algo obrigado, só porque seus pais querem, fatalmente levará a uma desistência .
A criança então, tem que ser conquistada e é aí que entra, a meu ver, o Primeiro motivo para desistência da Natação :
O Tio, O Prôf., O Técnico, O Coach..
O Professor desinteressado, mal pago, desorganizado, mal humorado, infeliz, mal preparado, não “segura” o aluno!
Se o professor fizer com que o aluno, seja ele criança ou adulto, se sinta bem vindo, querido, se sinta bem em aula, transmita confiança, incentive, se interesse pelo aluno e sua vida extra classe, com certeza esse aluno pensará mil vezes em deixar ou não essa aula.
O Segundo motivo talvez seja a cobrança de resultados. E na falta deles, o desinteresse do próprio professor pelo aluno.
No aluno mais adiantado, a cobrança é por vitórias, sempre !
O Terceiro motivo, a falta de amizades dentro da aula. Alunos que tem uma “turminha”, sempre estão juntos e procuram não faltar.
O Quarto, eu diria que são problemas estruturais: água muito fria ou quente demais, com muito produto químico, turmas lotadas, vestiários ruins etc.
E por último, para espantos de muitos, eu vejo o problema financeiro.
Se o professor for bom, se a aula estiver atingindo seus objetivos, se houver amigos, se o desempenho e a dedicação do aluno estiverem sendo reconhecidos, se suas dificuldades forem respeitadas, com certeza, seus problemas financeiros serão repensados, antes do aluno deixar de fazer o que realmente lhe dá prazer: NADAR !!!
Isso é Brincanthis 🤩
Ana Cristina Amaral é a autora do texto e membro da BRINCANTHIS