Os trajes específicos na natação, oferecem várias vantagens para os atletas. Eles são projetados com materiais desenvolvidos com uma tecnologias para melhorar o desempenho dos nadadores.
1.Redução do atrito/arrasto: Os trajes diminuem o atrito do corpo com a água e como consequência o atleta se desloca mais rápido. Diminui o arrasto causado pelo corpo aumentando a eficiência do nado.
2.Compressão muscular: Os trajes oferecem compressão muscular adequada, o que pode melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir a fadiga muscular, ajudando os atletas a conservar o corpo em uma postura reta e com menos área de atrito.
3.Flutuação aprimorada: Os painéis de flutuação de alguns trajes, que ajudam na hidrodinâmica dos atletas, mantendo eles mais em cima da água, melhorando a eficiência do nado e reduzir o arrasto.
4.Resistência mínima à água: A maioria dos trajes são projetados para reter o mínimo de água possível, diminuindo o peso a carregar, aumentando a velocidade de nado dos atletas
As regulamentações esportivas foram sendo aprimoradas com o passar dos anos e alguns trajes fogem das normas e acabam sendo proibidos em competições que rege o regulamento da FINA. Os atletas devem estar ciente de quais trajes são liberados para uso nas competições oficiais, assim evitando que no momento mais importante de seu trabalho, ele seja barrado por estar com sua vestimenta irregular.
Márcio Latuf é o autor do texto.
Treinador | Escritor | Palestrante | Formador de Atletas Olímpicos
+ de 20k medalhas