Caeleb Dressel deve retornar às competições no Atlantic Classic (McAuley Aquatic Pavilion – Atlanta – USA), de 12 a 14 de maio de 2023.
Um dos maiores nomes da história da natação: 7 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos (5 em Tóquio 2021) e 14 medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais de Piscina Longa fazem parte de suas conquistas.
Dressel deixou a comunidade aquática perplexa ao abandonar o Mundial de Natação em 2022, após as eliminatórias dos 100 m nado livre, com a alegação de problemas de saúde. Pouco se sabe do real motivo. Parece que os motivos têm origem na saúde mental.
Atletas de alto nível estão vulneráveis às várias situações de estresse presentes no ambiente esportivo. Os principais fatores são lesão, sobre treino, pressão contínua da mídia, das redes sociais e das competições e cobranças por desempenho.
Uma força mental necessária que pode esgotar…
O nadador de 26 anos, que nadou pela Universidade da Flórida de 2014 a 2018 e ainda vive e treina em Gainesville, ficou praticamente em silencio até aqui.
Caeleb, antes de abandonar o Mundial de Budapeste, em 2022, havia vencido o revezamento 4×100 m livre e a prova dos 50 m borboleta.
Tudo ainda está muito nebuloso quanto ao futuro. Tentar retornar é o primeiro passo.
Dressel encontrará um ambiente ainda mais competitivo, com os jovens atropelando e alcançando cada vez mais espaço.
Mas o problema maior pode estar dentro dele mesmo.
Parece que o mundo respeita seu silencio e fica na expectativa pelo melhor para o atleta e para a natação.
Força, campeão!
#natacao #saudemental #paris2024
Texto escrito por RICARDO DE MOURA