“Se você não consegue explicar algo de uma forma simples, é porque não entendeu bem a coisa”
– Albert EinsteinSer técnico de natação é muito mais que uma opção, é uma vocação.
Existe algum fator ou característica que identifique um treinador de natação de sucesso? Se houver, poderíamos educar um treinador para ter essa característica particular?
James “Doc” Counsilman (1920/2004), americano, é considerado como um dos maiores técnicos da natação mundial de todos os tempos.
Ele afirmava que o fator determinante para ser um bom técnico de natação era possuir o fator “X”(também utilizado na área de negócios).
O fator “X” pode ser definido como a capacidade de identificar as prioridades, deixando de lado os detalhes e chegar ao centro da questão. Um tipo específico de inteligência difícil de ser detectada em testes.A questão tem atravessado os tempos.
A PESQUISAO amigo Altamiro Bottino, postou no grupo da Alessandra Andréa Fattori Dias de Souza uma pesquisa inédita sobre o assunto.Em 13 de dezembro de 2020 foi disponibilizado na internet pela revista britânica Psychology of Sport & Exercise, School of Sport da Loughborough University, escrita por Cook, Fletcher e Pereybrune traz, de forma inédita, uma pesquisa sobre o tema, intitulado: “Olympic coaching excellence: A quantitative study of psychological aspects of Olympic swimming coaches”.
Objetivos: O objetivo desta pesquisa foi examinar se fatores psicológicos diferenciam os treinadores de ganhadores de medalhas de ouro olímpicas e treinadores olímpicos não ganhadores de medalhas de ouro.
Método: Foram utilizados questionários psicométricos auto respondidos de acordo com as normas de relatórios da American Psychological Association para pesquisa quantitativa em psicologia. Inclusão e exclusão: Os participantes deveriam ser treinadores ativos e terem sido treinador principal de um nadador por um mínimo de dois anos imediatamente antes de competir em uma Olimpíada.
Características dos participantes 36 treinadores olímpicos (33 homens, 3 mulheres) com idades entre 32 e 79 anos: 14 da Grã-Bretanha, 13 da Austrália, oito da América e um da Holanda.
Os participantes tinham entre 6 e 53 anos de experiência em treinamento de natação e treinaram atletas em um a cinco Jogos Olímpicos.
Coletivamente, os participantes treinaram 169 nadadores para ganhar 352 medalhas olímpicas, das quais 90 nadadores ganharam 155 medalhas de ouro.Resultados resumidos: Os resultados mostraram que os 21 treinadores de medalhas de ouro eram significativamente mais agradáveis, tinham maior percepção de emoção, eram melhores em gerenciar sua própria emoção, e eram menos maquiavélicos e narcisistas do que os 15 treinadores de classe mundial.
Os grupos de treinadores não mostraram diferenças nos níveis de consciência, abertura à experiência, extroversão, neurótico, psicopatia, gestão de outras emoções ou utilização da emoção.
OPINIÃO PESSOAL Achei válida a tentativa da pesquisa em identificar os fatores psicológicos de um técnico de natação de sucesso. Não se pode controlar o que não se mede.A pesquisa teve limitações: o questionário auto respondido pode ter falhas nas respostas pessoais, a análise coletiva dos dados e a delimitação do universo pesquisado.Em minha opinião não há um fator determinante que possa identificar um técnico de sucesso.Conheci, nas andanças da profissão, muitos técnicos de sucesso.
Vivenciei a experiência de treinar um medalhista olímpico (Cyro Delgado) e ajudar a construir projetos que produziram outras 10 medalhas olímpicas para a natação brasileira.Tive contato com técnicos com muito conhecimento teórico, sem sucesso.
Outros, dotados de muita sensibilidade, grande atuação psicológica, com muito menos conhecimento e com grandes resultados. Aí, o fator “X”.Além do fator “X” e das características apontadas na pesquisa, identifiquei outros pontos que diferenciam um profissional de sucesso:Autoconfiança, Liderança, Foco, Inovação, Estudo, Interesse, Comprometimento, Ambiente, Autenticidade, Trabalho em Equipe, Escolha Correta das Pessoas da Equipe, Rápida Assimilação de Um Revés, Trabalho Sob Pressão…
De todas as formas, o componente psicológico é determinante.
Assim sendo, desejo a todos os técnicos de natação a melhor sorte em utilizar alguns de seus fatores “X” na continuidade de sucesso na profissão! https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&as_vis=1&q=olympic+coaching+excellence&btnG=#d=gs_qabs&u=%23p%3DS1sapPQA4HkJ