O Rio Sena será um dos principais protagonistas nos Jogos Olímpicos de Paris.
Local da cerimônia de abertura e das Maratonas Aquáticas.
Em 2018, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, reservou 1 bilhão de euros para transformar o rio Sena em um local adequado para os parisienses nadarem.
E com 2024 se aproximando rapidamente, a limpeza do rio está se intensificando.
O plano mais recente visa especificamente a despoluição do esgoto através da construção de um enorme tanque de água de 46.000 metros cúbicos sob um jardim público na Margem Esquerda.
Geralmente os esgotos de Paris, quando inundados pelas águas pluviais vazam para o Sena. O tanque é projetado para armazenar o excesso de chuva e reduzir drasticamente a quantidade de esgoto que transborda para o rio.
Tudo isso pode significar que o Sena é um rio muito mais saudável para se mergulhar – bem a tempo de vários eventos de natação em águas abertas que acontecerão lá durante as Olimpíadas de 2024.
Mas muito mais importante é o que um Sena limpo pode significar para moradores e turistas.
Nos últimos anos, as autoridades da cidade instalaram passarelas e praias temporárias ao longo do rio. O próximo passo será a natação permitida em 23 locais (alguns dos quais no centro da cidade), aumentando ainda mais a empolgante nova vida do Sena.
Em 2024, a Pont d’Iéna oferecerá aos espectadores e telespectadores uma visão e experiência excepcionais durante o triatlo e paratriatlo, ciclismo de estrada, atletismo (maratona e caminhada de 20 km) e natação (águas abertas 10 km).
Com 155 metros de comprimento e 35 metros de largura, é uma das 37 pontes de Paris que atravessam o Sena. Situado aos pés da Torre Eiffel, em 2024 estará numa zona que viverá o ritmo dos Jogos.
Durante os Jogos, a Pont d’Iéna será totalmente equipada com instalações temporárias para receber o público, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência única aos atletas.
Texto escrito por RICARDO DE MOURA