Sim! O suplemento alimentar que você, atleta, ou praticante de atividade física, está tomando pode estar contaminado, quer seja industrializado, quer tenha sido feito em farmácias de manipulação.
Sim! os suplementos alimentares prescritos por nutricionistas e médicos podem estar contaminados e o responsabilizado (e sancionado!) será o atleta.
Caso você não seja atleta, este suplemento poderá trazer danos severos a sua saúde. Se você for atleta, além dos danos à saúde, você poderá ser sancionado e ficar impedido de competir e treinar. Para alguns representa o fim da carreira.
O artigo recém publicado por pesquisadores do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) mostra a incidência de contaminação nestes suplementos.
Em suplementos industrializados ou manipulados e, aparentemente, inocentes, como beta alanina, creatina, cafeína, chás “emagrecedores”, pré-treinos, aminoácidos e até vitaminas e sais minerais foram encontrados diferentes tipos de diuréticos, esteroides anabólicos, estimulantes e etc que não constavam dos rótulos dos produtos.
Atletas, fiquem atentos aos riscos!
Atletas, técnicos, médicos, nutricionistas e gestores, leiam o artigo! O desconhecimento da possibilidade de contaminaçãode suplementos não é justificativa para a violação à regra antidopagem.
Link para o artigo de Torres et al., 2023: https://lnkd.in/dr-vDQ3R
#jogolimpo #antidoping #antidopagem #playtrue
André Siqueira é o autor do texto e parceiro do Instituto Jogo Limpo