Nenhum resultado é tão bom que não possa ser melhorado ou tão ruim que não tenha sido útil como aprendizado.
A avaliação é crucial no desenvolvimento de atletas.
Competir é desafiador, e os comentários de técnicos e familiares influenciam muito. Entretanto, nem todos conseguem fazer essa análise de maneira cuidadosa.
As palavras têm poder e impactam na vida de várias formas, podendo moldar a visão da realidade e influenciar no comportamento. Elas podem encorajar, motivar, confortar ou desestimular; podem ter um efeito positivo, curativo ou ferir profundamente.
O momento pós-prova é sensível. É importante ter cautela no que se diz ao atleta em todos os momentos, especialmente, após as competições.
Não é recomendado aos pais criticarem a forma de nadar ou fornecer sugestões para estratégias de prova mais eficientes. Essa função é do técnico.
Cabe, também, aos técnicos evitarem palavras que possam causar uma imagem negativa na mente do nadador. Em vez disso, emitir instruções para corrigir o que quer ver.
Em outras palavras, não explicar o equívoco; mas apresentar um exemplo da mudança.
Ouvir: Deixe o nadador falar sobre sua experiência.
Oferecer apoio: deixe-os saber que você está lá para eles.
Elogiar o esforço: concentrar no que eles sentiram, não em seu desempenho ou talento.
Descreva o progresso: Aponte as melhorias que eles fizeram.
Não dê desculpas: não há nada que se possa fazer para mudar o resultado da prova.
Pegue o que aprendeu: use a experiência para melhorar para a próxima vez.
Há muitos estudos que mostram que crianças elogiadas por seus esforços desenvolvem mais confiança do que aquelas elogiadas por desempenho.
Uma palavra pode mudar um destino: continuar ou desistir.
Se não tiver segurança no que dizer, não diga nada. Aguarde o melhor momento.
Texto escrito por RICARDO DE MOURA