A Grã-Bretanha definiu a equipe olímpica de natação e maratonas aquáticas para Paris com 33 nadadores (30 na natação e 3 nas maratonas aquáticas).
Adam Peatty, recordista mundial dos 50m e 100m nado peito, campeão olímpico dos 100m nado peito em 2016 e 2021, que ressurgiu para a Natação após sérios problemas, afirmou: “Estou emocionado por fazer parte da minha terceira equipe olímpica. É sempre incrível fazer parte do Team GB, mas estando tão perto de casa, em Paris, neste verão, e tendo mais torcedores locais nos apoiando, é ainda mais emocionante”.
Eva Okaro faz história como a primeira mulher negra a representar o Team GB na piscina olímpica, três anos depois de Alice Dearing competir em águas abertas em Tóquio.
Dez nadadores de piscina farão sua estreia olímpica na La Defense Arena em julho, incluindo Freya Colbert, vencedora dos 400m nado medley no Campeonato Mundial de Doha, e Oliver Morgan, que quebrou o antigo recorde britânico de 100 costas nas recentes seletivas olímpicas em Londres.
A Seleção de Natação da Grã-Bretanha ganhou um total de 79 medalhas nos Jogos Olímpicos, sendo 20 de ouro, 30 de prata e 29 de bronze.
A Grã-Bretanha conseguiu seu melhor resultado na Natação em Jogos Olímpicos em Tóquio, quando ficou em 3º lugar no quadro de medalhas da com 4 medalhas de ouro, 3 de prata e 1 de bronze, totalizando 8 medalhas.
Os britânicos venceram as provas de 100m nado peito masculino (Adam Peatty), 200m nado livre masculino (Tom Dean), revezamento 4x200m nado livre masculino e 4x100m medley misto.Fora da piscina, o atleta olímpico de Tóquio Hector Pardoe – que conquistou o bronze nos 10k em Doha – faz sua segunda equipe consecutiva de maratona olímpica de natação, enquanto Leah Crisp e Toby Robinson fazem sua estreia nos Jogos, marcando a primeira vez desde Pequim 2008 que a equipe GB terá três atletas que disputam as provas de maratonas aquáticas.
#natacao #greatbritain #Paris2024
Texto escrito por RICARDO DE MOURA