Kathleen Genevieve Ledecky é uma nadadora americana, mais conhecida por Katie Ledecky, 27 anos, que conquistou sete medalhas olímpicas de ouro, 21 medalhas de ouro em campeonatos mundiais e várias vezes recordista mundial nas provas de 400m, 800m e 1500m nado livre.
Ledecky acaba de receber, no dia 3 de maio, a mais alta honraria civil dos EUA, a Medalha Presidencial da Liberdade, entregue pelo presidente Joe Biden em cerimônia realizada na Casa Branca.
Katie Ledecky é a primeira nadadora a receber a distinção, desde a sua criação, há 61 anos.
A conquista, além de justa, veio no momento certo.
A 83 dias da abertura dos Jogos de Paris, a consagração serve como uma motivação extraordinária para a nadadora, que se prepara para a quarta edição dos Jogos Olímpicos.
Ao mesmo tempo, reconhece a importância do trabalho realizado pela natação americana, que domina o esporte no mundo, há décadas.
A natação, que é um esporte estratégico para os USA na classificação do quadro de medalhas, já conquistou 579 medalhas na história dos Jogos Olímpicos: 257 de ouro, 178 de prata e 144 de bronze.
O prêmio de Ledecky, além de valorizar a natação, estimula o desenvolvimento de novos talentos, desperta a atenção do mundo para as duríssimas seletivas americanas e serve como um ingrediente a mais para acirrar a competição entre os nadadores.
A seletiva americana será de 15 a 23 de junho de 2024, no Lucas Oil Stadium, em Indianápolis.A edição de 2024 das seletivas inclui nove dias de competição e 17 sessões (oito preliminares, nove finais).
#natacao #homenagem #estrategico #Paris2024
Texto escrito por RICARDO DE MOURA